domingo, 26 de novembro de 2017

Seis Series da Minha Infância e Adolescência - Parte 1

Diferente de hoje em dia onde a séries de televisão (e internet) falam sobre heróis (Flash, Demolidor, Justiceiro, Os Defensores), lutas em reinos distantes (Game of Thrones), zumbis (The Walking in Dead) ou aventuras juvenis (Stranger Things) nos anos (19)80 as séries eram mais baseadas em ação, super máquinas e aventura e as dos anos (19)90 mais em lógica, sensualidade e aventura e assim eu fui um dos que cresceu vendo elas.
Hoje te faço um convite a relembrar seis séries que são faladas até hoje que povoaram nossas mentes e nossas imaginações quando era criança e adolescente nesses anos.

1.Águia de Fogo
4 Temporadas de 1984 a 1987:
Abertura do Seriado :



Nos anos 80 foi criada uma série de Super Máquinas na tv americana que eram quatro (Super Máquina, Águia de Fogo, Trovão Azul e Moto Laser) mas a que fez mais sucesso sem dúvida foi Airwolf ou como conhecemos por aqui, "Águia de Fogo".
O seriado era baseado num Piloto (Stringfellow Hawke) que vivia aventuras de ação e espionagem junto com seu melhor amigo e mentor "Dominic Santini" fazendo trabalhos secretos para uma agência ligada a CIA chamada A Firma., depois que eles roubam o helicóptero do seu inventor dizem que só irão devolver para o governo o "Super Helicóptero" quando "Arcanjo" (o chefe da agência) conseguir localizar o irmão mais velho de "Stringfellow" que desapareceu no Vietnã, "St.John".
O helicóptero contava com super velocidade, armas (canhões e mísseis), o mais moderno computador e câmeras de vigilância. Todo final do seriado terminava com o tema de abertura e o Águia de Fogo" duelando contra helicóptero, carros, tanques e aviões.

Curiosidades
* Foi transmitida, no Brasil, pelas emissoras Rede Globo (1ª a 3ª temporadas) e Rede Record (4ª temporada).

* O helicoptero foi desenhado de acordo com as "novas tecnolgias" que estavam surgindo para aviação como furtividade (stealh), armas dentro da aeronave (combat mode) e computadores
de identificação aérea.

* O helicóptero usado no seriado era um Bell 222 modificado. Havia a versão real, uma quase do tamanho da original e outra menor que eram controladas por rádio controle. Todos os helicopteros que apareciam na série eram dos fabricante Bell, Hughes e Sirkosky.

* A quarta temporada foi a de menor sucesso e o piloto era "St.John" e o primeiro episódio mostra ele substituindo Stringfellow. Nessa temporada foram usadas muitas cenas das temporadas passadas e as cenas dos helicópteros com rádio controle chegam ser cômicas pois dava pra perceber claramente que se tratava de aeronaves rádio controladas.

* Apesar do sucesso até hoje (principalmente em mods para jogos) não foi feito nenhum filme sobre a série.

* Ernest Borgnine (Dominic Santini) foi um grande ator do cinema americano e fez alguns filmes importantes como Meu ódio será tua herança, Marty e Há um passo da eternidade.

* Jan-Michael Vincen (Stringfellow) também fez muitos filmes mas ganhou mais destaque em na versão original de Assassino a Preço Fixo.  Hoje em dia ele sofre de demência.


Onde passa hoje em dia?
Em nenhum canal. Há DVDs para serem vendidos na internet, originalmente em inglês. Mais curiosidades neste link

2.Armação Ilimitada
4 Temporadas de 1985 a 1988:
Abertura do Seriado :



Talvez o único seriado "original" de aventura da TV Brasileira. Criado a partir a partir de um esboço feito por Kadu Moliterno e André De Biase e a ideia foi concretizada por Daniel Filho, que apostou e investiu no seriado de aventuras apresentado em ritmo de videoclipes.
Esse formato era uma coisa inédita até mesmo nas tvs estrangeiras A história se passava entre uma dupla de amigos Juba e Lula que também contava com Bacana (o filho adotivo não oficial dos dois) e Zelda (que vivia um triângulo amoroso com ambos) sem contar que se havia uma dupla de heróis, havia a dupla de heroínas protagonizada por Zelda e sua melhor amiga "ninfomaníaca" (que chegou a engravidar de um alienígena) Ronalda Cristina e série trazia amizade, surf, motocross, esportes radicais além de belas mulheres, contudo o melhor era ver eles "satirizando" os filmes e séries americanos como Rambo, Dama de ouro, James Bond, E.T, Magnum, Swat entre outros além de mostrar o "velhos" problemas sociais brasileiros. Quem narrava as aventuras era a D.J Black Boy cuja muitas vezes participava das mesmas involuntariamente.

Curiosidades
* A Rede Globo foi que realizou o projeto e exclusivamente passado pela mesma e depois pelos seus canais na TV a cabo (Multishow e Viva!)

* O tema de abertura é copiado da música Say What You Will, da banda Fastway.

* Hoje em dia a série nunca teria espaço vista que era totalmente "politicamente incorreta"!

* Algumas "cenas de semi nudez" fizeram a alegria dos espectadores jovens como das musas Andréa Beltrão e Magda Cotrofe.

* Em 1989 o seriado foi sucedido pela série "Juba e Lula", de curta duração que era uma mistura de "série com programa de auditório" focado em esportes e ecologia.

 * Um filme sobre a série atualmente anda sendo discutido

Onde passa hoje em dia?
Há episódios no You Tube e Dailymotion e passa no canal de TV a Cabo Viva!. Mais sobre a série aqui neste link!


 3.Arquivo X
10 Temporadas de 1993 a 2002
Abertura do Seriado :



Ícone da frase mais mistíca usada num seriado (A verdade está lá fora) foi o seriado de maior sucesso dos anos 90 e provavelmente uma das mais longas, com diversos prêmios e com direito a
dos Filmes (com seus protagonistas) que fizeram sucesso de bilheteria também e se tornou um dos "icónes da culura pop".
A história do seriado sempre em volta dos agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) a procura de todos os casos "não solucionáveis" sempre envolvendo "fenômenos paranormais". Logo a série virou em caça a "vida fora da terra" e "teoria da conspiração" (depois da entrada do misterioso "Canceroso" vivido pelo ator William B. Davis) e depois ficou "mixando" os três assuntos até o final da série
.
Curiosidades
* No Brasil foi exibido pela Rede Record e pela Fox.

* A série despertou uma nova "caça aos discos voadores", inclusive isso foi comentado no filme Independence Day de 1995.

* David Duchovny apareceu antes da série nos filmes Chaplin, O Juízo Final, Venice e Má Influência sempre em pequenos papéis. Já Gillian Anderson era desconhecida do grande público.

* Uma série da Fox e que também passava na Record chama Millenium também tratava de assuntos "sobrenaturais" e volta e meia o personagem principal Frank Black (vivido por Lance Henriksen )
dava as caras em "Arquivo X" e isso porque essa série era também foi criada pelo do produtor Chris Carter.

* Muita gente que foi ao cinema ver os dois filmes da série acharam uma "versão extendida" do seriado (inclusive eu) pois não trouxe nada de original.

Onde passa hoje em dia?
A série hoje pode ser vista no Netflix. Mais sobre a série aqui neste Link!

4.Trovão Azul
Uma Temporada - 1984:
Abertura do Seriado :



Antes de ser exibido "Águia de Fogo" a Globo passou na tv brasileira esse seriado sobre um "Super Helicóptero" usado pela polícia de Los Angeles para combater o crime e apesar de ser comentada até hoje teve apenas 11 Episódios!
Na série o piloto Frank Chaney e sua equipe usam o poderoso "Trovão Azul" para combater o crime. Sua principal arma era um enorme canhão (Chaingun) de 30 milímetros (similar ao do avião de combate A-10) e uma enorme variedade de aparelhos de guerra eletrônica, incluindo super microfones e um um computador, sempre operado pelo "nerd" Jafo.
Frank e Jafo operavam no ar com o helicóptero enquanto Bubba e Ski operavam em terra sempre dentro de um furgão no estilo SWAT.

Curiosidades
* Passou no Brasil na Rede Globo.

* A ideia veio do filme "Trovão Azul" estrelado por Roy Schneider (Tubarão, O Justiceiro, Operação França, O Show deve Continuar) como o piloto "Frank Murphy" e por Malcolm Mcdowell(Laranja Mecânica, Caligula, A Marca da Pantera, Star Trek Generations, Só a morte pode me parar)
como o "Coronel Cochrane" e diferente do seriado o filme mostra o helicóptero sendo usado para um plano político. O helicóptero é destruído no final do filme, por isso a série começou como se o filme nunca tivesse existido.

* A maioria das cenas áreas do episódio foram tiradas do filme.

* O Primeiro episódio do seriado mostra a volta do "Coronel Cochrane", que ao invés de pilotar um helicóptero, pilota um avião de combate OV-1 Mohawk.

* O helicoptero era baseado no modelo Aerospatiale Gazelle e além dos rádios controlados, foram criados um "Make up" (somente com a gabine do mesmo) e ele realmente foi montado num
Gazelle só que era tão pesado que só conseguia "voar" poucos metros do chão. Esse helicoptero foi usado na minissérie "América" e depois vendido como sucata e o que foi usado no Águia de Fogo foi para o Museu da TV.

 * A empresa de brinquedos Glassilite fazia brinquedos dos Heróis da TV (Super Máquina, Águia de Fogo, Moto Laser, Esquadrão Classe A) e o "Trovão Azul" foi único a ficar igual o da tv.

* Só teve 11 episódios porque sua audiência foi muito inferior ao "Águia de Fogo" na tv americana.

Onde passa hoje em dia?
Somente em DVD e os onze episódios estão no You tube, porém somente em inglês. Mais sobre série nesse link.

5.S.O.S Malibu
12 Temporadas de 1989 a 2001
Abertura do Seriado :



Ela tv 244 episódios em 12 temporadas e também foi uma das mais longas da tv americana com direito a um filme em 2017 e o Livro Guinness dos Recordes outorgou à série de televisão como a mais seguida no mundo, com uma média de um bilhão de espectadores.
A série contava a história dos salva-vidas que vigiam a praia de Santa Mônica, na costa de Los Angeles, Califórnia e tinha ação, aventura, suspense, atos de heroísmo,drama românticos e claro belos personagens tanto femininos (Pamela Lee Anderson, Carmen Electra, Erika Eleniak,Yasmine Bleeth e Alexandra Paul) e masculinos (Jeremy Jackson, Billy Warlock David Hasselhoff,David Charvet) e foi muito criticada por sempre apelar mostrando "belas mulheres e homens sarados" em roupas de praia ou intíma do que pelo conteúdo da trama em si, mas apesar disso ganhou vários fãs sendo um dos principais cosplayer em muitas convenções de filme, séries, desenho e quadrinhos.

Curiosidades
* Passou no Brasil na Rede Globo.

* David Hasselhoff já tinha fama graças ao seriado "A Super Máquina" e foi único a permanecer nas 12 tempo. Inclusive produziu muitos episódios.

* Pamela Anderson também protagonizou alguns filmes e um série de sucesso "razoavel" chamada V.I.P, contudo ficou conhecida pela Playboy e por umas das primeiras "sex tape" que circularam na internet com seu ex-marido Tommy Lee (baterista da Banda Mötley Crüe)

* Pamela Lee Anderson, Carmen Electra e Erika Eleniak foram coelhinhas da Playboy.

* O filme foi mudado muita coisa mas o nome dos personagens se mantiveram o mesmo. Inclusive a paricipação de Pamela Anderson (como a nova chefe de departamento) e David Hasselhoff
(como seu personagem do seriado sempre criticando o novo Mitch que é The Rock).

Onde passa hoje em dia?
Há uma coleção em DVD. Mais sobre a série nesse link.

6.Esquadrão Classe A
5 Temporadas de 1983 a 1987
Abertura do Seriado :



A história de 4 ex-combatentes "Boinas Verdes" fazendo missões como mercenário (e outras como justiceiros) pelo mundo a fora ganhou muitos fãs pelo mundo afora. Aqui todas as quartas nos corríamos para TV para ver a experiência John "Hannibal" Smith, as sem vergonhices de empleton "Faceman" Peck (Cara-de-Pau), as loucuras de "Howling Mad" Murdock (Louco Furioso) e a força de B.A Boscus em ação, sempre com divertidas histórias que geralmente terminavam em uma "lição de moral". Foi uma das séries que mais ganhou brinquedos pelo mundo afora e um filme em 2010.

Curiosidades
* Passava na tv brasileira pelo SBT nos anos 80 e depois nos anos 90 na Globo.

* Mr.T é o rival de Rock Balboa no filme Rock 3

* No filme de 2010 mantiveram a abertura original divida em duas partes: uma no início e a outra no final. Nenhum dos personagens originais aparecem no filme.

* No seriado a equipe eram "ex-Boinas Verdes" (Green Barets)  e no filme eles são "Rangers".

* Apesar do sucesso do seriado, o filme não teve um bom desempenho nas bilheterias apesar de ser fiel e por isso sua continuação permanece na geladeira.

* Arma principal de Coronel John "Hannibal" Smith era uma carabina Ruger Mini 14 a mesma arma que substuiti a AK 47 no jogo GTA Vice City.

Onde passa hoje em dia?
Há uma coletânea em DVD. Mais sobre a série nesse link.


Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH, do blog de "histórias" Adult Stories e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: faça comentários relacionados a postagem!
Tudo que for de origem ideológica, conteúdo ofensivo ou político será automaticamente apagado! Há vários blogs pra você fazer isso, aqui não é um deles.